Imagem capa - O que você precisa saber antes de contratar um fotógrafo para fazer o ensaio newborn do seu filho(a) por Eduardo de Carvalho Oliveira
Ensaio Newborn

O que você precisa saber antes de contratar um fotógrafo para fazer o ensaio newborn do seu filho(a)

Olá gente! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim :)

Hoje vou falar um pouco sobre o ensaio com recém nascidos o famoso ensaio newborn ♥

A Ju minha noiva como a maioria já sabe ama muito esse ensaio(se não sabia agora está sabendo rs), ela cuida de todos os detalhes e combina tudo com as mamães sobre as recomendações no dia do ensaio, sobre as cores favoritas e o que gostariam que fossem usados nas fotos e etc.

Segundo a Ju o ensaio fotográfico newborn é o mais lindo e eu não discordo dela não, além de lindo é um registro único, onde são registrados os primeiros dias de vida do bebê. Como todos já sabemos, nessa fase os bebês mudam muuuuito! E é muito importante que seja eternizado através de fotografias essa fase, dentro de poucos dias as suas características mudam demais, do primeiro ao terceiro mês se tirarmos uma foto por mês podemos observar o quanto mudam. Sempre que vemos uma foto do bebê nos seu primeiros dias não lembramos como eles eram e ficamos admirados com a diferença com o passar do tempo. 






Essa das fotos é a Rafa, nós acompanhamos ela desde quando tinha 15 dias, na segunda foto ela estava com 3 meses e olha quanta mudança ♥


Para realizar um ensaio newborn exige muito estudo e conhecimento da fisiologia dos bebês, a Ju está sempre ativa nesse assunto e sempre estudando para aperfeiçoar as técnicas. Já foram vários cursos realizados, com fotógrafas bem conceituadas do ramo da fotografia newborn, nomes como Hellen Ramos, Aderita Cristina, Karina Brandão entre outros em palestras e congressos de fotografia newborn.


Para realizar as fotos tem toda uma preparação e cuidados com o manuseio dos bebês, tem os lugares corretos onde podemos pegar, sempre tomando cuidado com as suas articulações e principalmente a moleira. Na fase entre 5 e 12 dias é o período ideal para serem realizadas as fotos, nessa fase os bebês são bem maleáveis e passam a maior parte do tempo dormindo que é essencial para realizar o ensaio.

As lembranças dos bebês nessa fase ainda são do útero, levamos no ensaio uma aparelho que simula o som do útero remetendo ainda mais essa lembrança na criança. A maioria das poses realizadas no ensaio são poses que os bebês ficavam dentro do útero, não é simplesmente pegar a criança e colocar em um acessório bonitinho e tirar a foto, NÃO, cada pose aliás tem um nome e o jeito correto de posicionar.


AS POSES E SEUS NOMES

Sem
Sempre começamos nossos ensaios no puff, montamos em um suporte que é próprio para sessões newborn onde é colocado cobertores e a manda com a composição de cores escolhida pela mamãe.

O nome dessa pose é bundinha e não falta em nossos ensaios :)

Essa pose é chamada de ladinho, está entre as minhas preferidas.
Sempre falo pra Ju colocar um acessório junto com o bebê, no caso do Luquinhas usamos esse ursinho branco que ficou muito fofo não é mesmo? Pode ser usado algo do bebê também, alguma pelúcia da decoração do seu quartinho que também fica lindo ;)





Essa pose é chamada de bracinho, exatamente pelo bebê ficar debruçado em cima dos braços, ela pode ser feita no puff que é o caso dessa foto do Lucca, ou pode ser feita no chão junto com algum acessório.




Os acessórios como: caixinha, tina, balde, cesto, bercinho, caminha, sofazinho, todos eles são chamados de props.
Nesse caso usamos uma caixinha de madeira e fizemos a pose bracinho, essa foi no newborn da Luíza 



O nome dessa pose é de barriguinha pra cima e também pode ser variada entre puff e prop. Nas fotos o Pedro Japinha e a Laura :)





Aaah essa é a minha preferida, o nome dessa pose é coala.
Eles realmente ficam numa pose bem semelhante a do coala.
Na foto a Larissa ♥





Essa é uma pose que também gosto muito, o nome dessa é de boa na lagoa e realmente expressa bem isso mesmo né? rs

Pode ser feita com as mãos relaxadas que é o caso da foto do Pedro ou com as mãos atrás da cabeça igual a do Miguel :)





Esse tecido que envolve o bebê é chamado de wrap, a maioria dos bebês adoram ficar enrolados, dessa forma é exatamente como ficavam dentro do útero, principalmente da reta final da gravidez onde o bebê já quase não tem mais espaço. A maioria dos bebês gostam de ficar enrolados pois se sentem seguros. Mas há os que não gostem também, geralmente os que sentem mais calor. É um momento em que alguns pais ficam com medo por achar que machuca o bebê, mas não machuca usando as técnicas corretamente e com todo o cuidado com o manuseio da criança.


A ESCOLHA DO PROFISSIONAL


A escolha do profissional é de extrema importância, verifique se o mesmo tem conhecimento para a execução o ensaio com total segurança para o bebê, como disse logo acima tem toda uma preparação e estudo sobre os cuidados que devemos ter com os bebês, quem manda no ensaio são eles, tudo no limite deles e tudo no tempo deles também. Nós praticamos o newborn seguro!

Sempre usamos álcool em gel para higienização das mãos para poder tocar nos bebês e também levamos o aquecedor para garantir que o ambiente permaneça na temperatura ideal que é entre 27 e 28 graus, eles ficam muito expostos e muitas vezes sem roupa e mantendo a temperatura garante que o bebê não fique resfriado.

Além de todos esse cuidados também olhem o trabalho do profissional que deseja contratar, para ver se gosta do estilo das fotos e a qualidade do material entregue. Muito importante procurar o profissional  antes do bebê nascer também para não correr o risco de não conseguir fazer o ensaio, pois ele é feito entre



5 e 12 dias de vida.


Para que não fique muito longo o post vou encerrar ele aqui, no próximo vou falar sobre as fotos com os pais e as caras que bocas que os bebês fazem durante o ensaio, nós fazemos questão de registrar tudo, são muito engraçadas haha


Gostou do post? Deixe seu comentário, vamos adorar saber :D


Um grande abraço do Edu ;)